Segunda-feira, 18 de março, 2013     17:19

Importante

As escolas/colégios e equipes que se inscrevem na I Olimpíada de Programação de Computadores por Estudantes do Ensino Fundamental concordam automaticamente que dados, fotos, vídeos e qualquer material produzido durante a realização da olimpíada ou informações referentes à mesma sejam utilizados pelos grupos de pesquisa da Universidade de Passo Fundo e para divulgação.

Perguntas frequentes...

Envie sua pergunta pelo e-mail: olimpiada.mutirao.upf@gmail.com e confira aqui a resposta.

Regulamento...

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OPCEEF - 1ª OLIMPÍADA DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

1 - Os objetivos

A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental é uma iniciativa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, dos projetos de Extensão Mutirão pela Inclusão Digital e Interação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática para as Escolas Públicas com o Ensino da Matemática da Universidade de Passo Fundo, com apoio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Passo Fundo e do Núcleo de Tecnologia Educacional da 7ª Coordenadoria Regional de Educação. Seus objetivos são:
a) Promover a introdução de programação de computadores no ensino fundamental;
b) Criar novas formas de utilização dos recursos de informática das escolas;
c) Despertar interesse para as áreas de matemática e informática;
d) Proporcionar novos desafios aos estudantes;
e) Aproximar a Universidade das redes públicas de ensino;

2 - Os participantes

A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental é uma competição destinada aos estudantes de escolas do ensino fundamental, a partir do sexto ano, da rede pública do município de Passo Fundo e região.

3 - Estrutura da Prova da Olimpíada¹

O material impresso conterá oito desafios com sua respectiva pontuação e os critérios de desempate e será entregue ao líder da equipe no dia da competição.

4 - Elaboração da prova e responsabilidades das bancas¹, supervisor, fiscais e líder de equipe

4.1 - Responsabilidades da banca de elaboração do material impresso:
a) Elaborar as questões;
b) Elaborar os critérios de avaliação;
c) Elaborar o relatório de avaliação;

4.2 - Responsabilidades dos membros da banca de correção:
a) Corrigir os desafios;
b) Manter as equipes informadas acerca dos desafios já realizados, através da atualização de um placar eletrônico;
c) Realizar o somatório da pontuação;

_______________________________________________________________________________________________
¹ O item 6 do regulamento detalha a estrutura da olimpíada como um todo.
² As bancas são compostas por professores e acadêmicos de graduação e pós-graduação da Universidade
de Passo Fundo e do Instituto Federal Sul-Riograndense campus Passo Fundo.

4.3 - Responsabilidades do supervisor das bancas:
a) Auxiliar as bancas de elaboração e de correção, em caso de dúvidas;
b) Acompanhar as equipes nas orientações dos professores;
c) Controlar os tempos destinados à orientação;
d) Divulgar os resultados;

4.4 - Responsabilidades dos fiscais:
a) Auxiliar na parte técnica (manutenção das máquinas, entrega de materiais);
b) Receber das equipes o pendrive e entregar à banca;
c) Receber do membro da banca o pendrive e entregar à equipe;
d) Entregar às equipes um balão colorido para cada desafio que for concluído corretamente;
e) Solicitar ao supervisor, a pedido da equipe, os tempos para orientação;

4.5 - Responsabilidades do Líder da Equipe:
a) Receber do fiscal o material impresso;
b) Organizar a equipe para a resolução dos desafios;
c) Participar na solução dos desafios;
d) Solicitar ao fiscal os tempos para orientação;
e) Entregar e receber o pendrive ao/do fiscal;

5 - A coordenação

A coordenação da olimpíada está a cargo de uma comissão formada por integrantes do GEPID, dos Projetos Mutirão pela Inclusão Digital e Interação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática para as Escolas Públicas com o Ensino da Matemática e da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo.

6 - A realização

A Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental ocorrerá em três etapas: inscrição, treinamento e competição.

6.1 - Inscrição e confirmação das inscrições
a) Qualquer escola pública de Passo Fundo e região poderá se inscrever na olimpíada;

NOTA: As escolas participantes deverão garantir a participação dos integrantes das equipes, o translado dos mesmos para o local da olimpíada e o uniforme das mesmas.

b) Cada escola poderá inscrever equipes compostas por um professor responsável, um professor suplente, três alunos titulares e dois alunos suplentes do ensino fundamental, a partir do sexto ano;
c) Os professores responsáveis deverão designar os componentes de sua equipe no momento da inscrição;
d) Cada escola poderá inscrever no máximo duas equipes;
e) Cada professor só pode orientar uma equipe dentro da competição - as 30 primeiras;
f) Serão aceitas no máximo 30 equipes para a competição;
g) A inscrição ocorrerá no período de 19 de abril de 2013 a 15 de maio de 2013, através do site (http://olimpiada.mutirao.upf.br/inscricoes);
h) as equipes inscritas deverão entregar os seguintes documentos até o dia 22 de maio de 2013:
- cópia do comprovante de matrícula dos componentes das equipes;
- cópia do documento de identidade ou certidão de nascimento dos componentes das equipes;
- cópia de um documento que comprove a lotação ou o estágio supervisionado dos professores responsáveis pela equipe na escola inscrita;

Endereço para envio dos documentos:
Universidade de Passo Fundo
A/C Evandro Luís Viapiana – prédio B5
CEP: 99052-900
BR 285, Km 292 – bairro São José
Passo Fundo – RS

i) IMPORTANTE: A escola deverá manifestar a confirmação da inscrição deve ser feita até 15 de junho de 2013, através do email da Olimpíada (olimpiada.mutirao.upf@gmail.com).

6.2 - Treinamento
a) As equipes deverão participar de uma oficina preparatória para orientar seus estudantes na execução dos desafios semanais, no dia 18 de maio de 2013 das 8:30 às 17:00, no Laboratória de Informática da Universidade de Passo Funso, Prédio B5;

NOTA: Os estudantes e professores titulares das equipes deverão participar da oficina, ficando facultatica a participação dos membros suplentes. O almoço será fornecido pela organização do evento, sem custo.

b) A não participação nas oficinas citadas no item a) acarretará a eliminação automática da equipe;
c) No decorrer de dez semanas as equipes deverão realizar as tarefas disponibilizadas pela organização através do site e postar suas soluções na galeria da olimpíada, dentro do site do Scratch(scratch.mit.edu);

NOTA: No site do Scratch está disponível material de estudo (http://info.scratch.mit.edu/Support).
d) As tarefas semanais serão revisadas pela banca, como forma de acompanhar a preparação das equipes para a competição;
e) A equipe de apoio da olimpíada realizará, pelo menos, uma visita às escolas inscritas para suporte a partir de agendamento prévio;

6.3 Competição
Esta etapa ocorrerá nas dependências da Universidade de Passo Fundo, no dia 06 de julho de 2013, em local a ser divulgado com antecedência no site oficial da olimpíada (http:// olimpiada.mutirao.upf.br).

a) Não será permitida a substituição dos componentes das equipes no dia da competição;

NOTA: A substituição de qualquer componente titular da equipe pelo suplente deverá ser comunicada, através do e-mail olimpiada.mutirao.upf@gmail.com, até 24 horas anteriores à olimpíada. Neste caso, o suplente passa a ser membro titular da equipe.

b) A equipe que não estiver com todos os seus membros titulares no dia da competição será eliminada;
c) As equipes terão 3 horas e 30 minutos para realizar os desafios;
d) O professor responsável pela equipe permanecerá em sala separada;
e) Será permitida, ao professor, somente consulta ao material impresso que contém os desafios durante a primeira hora de realização da competição;
f) Após o término da primeira hora será permitida a solicitação de até dois tempos de cinco minutos para cada equipe por parte do professor responsável ou o líder da equipe;
g) Juntamente com o supervisor, os estudantes que compõe a equipe irão se dirigir ao local designado para receber orientações;
h) Os alunos integrantes da equipe terão a sua disposição um computador e materiais necessários para rascunhar e/ou esboçar os desafios;
i) A cada desafio desenvolvido, as equipes deverão salvar a programação utilizada em um pendrive;
j) O pendrive deverá ser entregue ao fiscal informando o número do desafio a ser avaliado;
k) O fiscal deverá levar para a banca avaliativa correspondente ao desafio;
l) Caso o desafio entregue não esteja de acordo com os critérios estabelecidos na questão, a banca avaliadora irá devolvê-lo à equipe, sugerindo o requisito não cumprido;
m) Para as equipes que finalizarem corretamente o desafio receberão um balão colorido correspondente ao desafio solucionado;
n) Se o desafio entregue for uma reavaliação, o arquivo deverá ser renomeado conforme instruções que constarão no material impresso;
o) A cada tentativa/erro a equipe será penalizada conforme tabela fornecida no dia da competição;
p) IMPORTANTE: Enquanto a banca estiver avaliando o desafio entregue as equipes deverão continuar desenvolvendo os demais desafios;

7 - Classificação

Trinta minutos antes do final da competição o painel eletrônico será congelado para finalização da avaliação e dos critérios de desempate. A classificação das equipes será divulgada pelo supervisor, no painel eletrônico.

8 - Premiação

a) Todos os participantes da olimpíada receberão prêmio de participação;
b)Serão premiadas as equipes e escolas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares;

9 - Cerimônia de premiação

Após a divulgação dos resultados, será realizada cerimônia de premiação.

10 - Disposições gerais

Os casos não previstos no regulamento serão analisados pela equipe organizadora do evento.

Realização:

Organização: