Etapa II – Prédio Inteligente

A Internet das Coisas (IoT) vem sendo, hoje, um dos temas mais amplos no campo da pesquisa. O conceito nos apresenta as mais variadas automações, principalmente, residenciais e comerciais. Ao passo que os objetos de um ambiente comercial ficam automatizados, os objetos de uma residência também podem ser automatizados da mesma forma. Através de uma rede, tudo pode se conectar e os usuários passam a ter controle de seus dispositivos, tanto para comandá-los quanto para adquirir informações de sensores. A variedade de sensores também é ampla e nos proporcionam a possibilidade de desenvolvermos ferramentas capazes de verificar por exemplo, a temperatura, umidade e luminosidade de um ambiente.
Neste ano, a segunda prova da 5ª Olimpíada de Robótica Educativa Livre visará a construção de um Prédio Inteligente, baseado nos conceitos de IoT. Para isso, os alunos terão como tarefa desenvolver uma automação via software. Visto que a automação nos dá uma infinidade de opções criativas e variadas, os alunos terão, no seu espaço de desenvolvimento, a opção de desenvolver não somente um ambiente fechado, mas também ruas, postes e objetos em torno do ambiente.
Para a realização da prova, as equipes receberão os componentes listados abaixo, sendo imprescindível o uso de todos.

 

Materiais disponibilizados:

  • 1 Arduino UNO;
  • 5 LEDs;
  • 1 servo motor;
  • 1 sensor de luminosidade – LDR;
  • 1 buzzer sonoro.

 

Esquema de ligação do Servo-Motor:

Servo-Motor

 
Toda a automação deverá ser realizada remotamente através de um software desenvolvido pelas equipes, utilizando a plataforma S4A (Scratch for Arduino).
Como forma de avaliação, as equipes deverão, no dia 01 de julho de 2017, apresentar sua solução no saguão do prédio B5, na Universidade de Passo Fundo. Os critérios utilizados pelos avaliadores estão descritos abaixo e devem ser seguidos pelas equipes. Ao final, vencerá a solução que, de acordo com os avaliadores, melhor cumpriu as exigências da prova.

 

Critérios de Avaliação:

  • Criatividade (Os alunos inovam nas ideias?)
  • Funcionalidade (tudo está funcionando perfeitamente ou não?)
  • Acabamento (O trabalho foi feito levando em conta os detalhes ou foi feito com rapidez?)
  • Software (Software ficou bom, otimizado, é amigável, ou contém erros na funcionalidade?)
  • Eletrônica (Os componentes ficaram escondidos e bem organizados, ou a maquete contém fios aparecendo?)

 

Realização da 2ª Etapa será no dia 01/07/2017.

 

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