Etapa IV – Balloon Defender

Regulamento da Competição

Balloon Defender é uma prova que envolve dois robôs em uma arena, sendo que o objetivo de cada robô é defender o seu balão e estourar o balão do oponente. Cada robô deverá estar munido de uma “arma”, obrigatoriamente móvel e controlada pelos próprios alunos.

Haverão disputas individuais, ou seja, uma equipe contra outra, e também em grupos, com mais equipes competindo ao mesmo tempo. Será empregado um sistema de pontuação a ser detalhado posteriormente.

As disputas serão realizadas em uma arena. Vence a equipe que furar primeiro o balão do adversário em 60s.
 

Confrontos

As equipes serão divididas em duas chaves, as quais serão definidas por sorteio. Cada equipe irá enfrentar todas as equipes da sua chave, em sistema melhor de 3. Cada disputa entre equipes dará à equipe vencedora 3 pontos e no caso de empate as duas equipes recebem 1 ponto. Ao compor a tabela de classificação, as equipes que ficarem em primeiro e segundo lugar de cada chave estarão classificadas para a semifinal.

Na semifinal o primeiro lugar de uma chave enfrenta o segundo lugar da outra chave, os vencedores desses confrontos disputam primeiro e segundo lugar, enquanto as outras duas equipes disputam o terceiro lugar da competição.
 

Especificações da Arena

A Arena terá o formato de um círculo de 1m e 50cm de diâmetro, e também haverá proteções laterais nas bordas, impedindo que os robôs sejam arremessados para fora da Arena.
 

Especificações do Robô

O balão deve estar no centro do robô e a equipe não pode obstruir o acesso do oponente ao balão.

Todos os robôs irão passar por uma inspeção antes da competição. As equipes estão sujeitas a solicitação de alterações nos robôs caso não atendam as regras de construção.

O Robô deve possuir as mesmas dimensões mínimas e máximas da terceira etapa (mínimo 12cm x 15cm, máximo 15cm x 20cm).

Em altura, juntamente com a arma, o máximo é de 43cm. A haste que segura o balão deve possuir uma altura máxima de 15cm. A ponteira da arma, com tamanho máximo de 3cm², poderá conter objetos pontiagudos de no máximo 4cm de comprimento.

É EXTREMAMENTE PROIBIDO MODIFICAR O CÓDIGO DO BLUETOOTH!, Exceto as linhas 18 e 19, que pode ser definido o ângulo com a arma recolhida (padrão 10º) e o ângulo com a arma atacando (padrão 170º).
 

Materiais disponibilizados para a confecção dos Robôs:

  • Arduino UNO; *
  • Ponte H; *
  • Bluetooth;
  • Conectores (Jumpers);
  • Servo-motor; *
  • 2 rodas; *
  • 2 motores DC; *
  • Cabo USB. *

* Materiais já entregues em etapas passadas.
 

Realização da 4ª Etapa será no dia 28/10/2017.


Tutoriais Etapa IV


Código PonteH Branca   Código PonteH Vermelha