Etapa II

Nesta etapa, as equipes deverão programar um robô e controlá-lo em uma pista com obstáculos.

Especificações das provas:

  1. Primeira Pista

         Desenvolver uma lógica de programação, compreendendo as seguintes ações: fazer com que o carrinho se desloque de uma extremidade a outra da pista, desviando dos obstáculos existentes. O ponto inicial (retângulo preto) e o ponto final (retângulo vermelho) estão demarcados de maneiras distintas. É obrigatório que, durante o percurso, o carinho passe por um determinado ponto, sendo este demarcado com um “X” na superfície da pista. Ao finalizar o trajeto, o carrinho deverá estacionar no interior do retângulo demarcado por uma fita vermelha, sendo que a prova será concluída com sucesso quando o robô estiver totalmente dentro do mesmo. A escolha do percurso a ser percorrido fica a critério de cada equipe.

Exigências lógicas e funcionais:

  • Deve ser controlado pelo teclado.
  • Ao soltar as teclas direcionais, o carrinho deve parar!
  • Ligar o LED (amarelo) correspondente a direção que vai virar, todas as vezes que alterar sua direção.
  • Deve passar pelo ponto obrigatório demarcado na pista.
  • Ao estacionar na garagem, acionar o Buzzer e piscar os LEDs frontais duas vezes cada, representando o alarme do carro.

Penalizações:

  • Não passar no ponto obrigatório (40 pontos).
  • Não desligar os motores quando as teclas de direção não estiverem pressionadas (40 pontos).
  • Não executar todo o percurso (15 pontos).
  • Não ligar o LED correspondente à direção que virou (5 pontos, cada).
  • Não acionar o Buzzer e ligar os LEDs ao estacionar na garagem (10 pontos).
  • Saída da arena ou mal estacionado na garagem (10 pontos, cada).
  1. Segunda Pista

O carrinho deve sair do ponto inicial (retângulo preto), e percorrer um trajeto demarcado conforme imagem abaixo. Neste trajeto, os obstáculos existentes deverão ser obrigatoriamente superados ou ultrapassados, dependendo da situação. Entre eles uma rampa, um túnel e objetos a serem contornados. No final do percurso, o carrinho deve estacionar no espaço delimitado em vermelho conforme imagem abaixo, representando uma garagem. A prova será realizada com sucesso quando o carro entrar totalmente na garagem.

 

Exigências lógicas e funcionais:

  • Deve ser controlado pelo teclado.
  • Ao subir a rampa, deve ligar o Buzzer, e ao descer da rampa ligar os LEDs de trás (vermelhos) representando os freios do carrinho, que deve ser autônomo*.
  • Ao passar pelo interior do túnel, ligar os LEDs da frente (azuis) representando os faróis do carrinho, também autônomo*.
  • Ao utilizar a ré, o carrinho deve ligar os LEDs de trás (vermelhos), também autônomo*.
  • Estacionar de ré na garagem.

*Autônomo: Ação deve ser executada de maneira automática, sem necessidade de pressionar alguma tecla para ocorrer.

Penalizações:

  • Não executar todo o percurso (15 pontos).
  • Não desligar os motores quando as teclas de direção não estiverem pressionadas (40 pontos).
  • Não ligar os LEDs durante a ré, ou os LEDs durante o túnel (10 pontos, cada).
  • Não ligar o Buzzer na subida da rampa, ou os LEDs na descida da rampa (15 pontos, cada).
  • Não estacionar de ré (10 pontos).
  • Mal estacionado na garagem (10 pontos).
  1. Terceira pista

        Neste desafio o robô deve percorrer de maneira autônoma o circuito proposto. A partir do ponto inicial, o carrinho deve passar entre dois obstáculos presentes na pista, e parar entre as 2 linhas finais. Antes de fazer uma curva, o carrinho deve parar e piscar os LEDs amarelos (ao menos 2 vezes) da direção que vai virar.

        

Exigências lógicas e funcionais:

  • Deve passar entre os dois obstáculos presentes na pista.
  • Piscar os LEDs que representa o alerta da direção que irá virar.
  • Acionar o Buzzer ao ultrapassar a linha final.

Penalizações:

  • Não passar no ponto obrigatório (40 pontos).
  • Não ligar os LEDs ou ligá-los de forma errônea (10 pontos).
  • Não acionar o Buzzer ao passar a linha final (10 pontos).
  • Não ficar entre as linhas (1 ponto por cm).

Obs. (valores aproximados):

 90º       →  0.3 a 0.4 (segundos)

30 cm   →  0.7 a 0.8 (segundos)

Sites para treinamentos:

Recomendamos praticar programação em blocos antes da realização das provas, segue abaixo dicas de treinamento:

Treinamento Scratch

Nível básico: https://studio.code.org/hoc/1

Nível 1: http://roboblockly.ucdavis.edu/robotics1/r1.php

Nível 2: http://roboblockly.ucdavis.edu/robotics2/r1.php

RoboBlocky: http://roboblockly.ucdavis.edu/

Especificações do robô:

Componentes do robô:

  • 2 motor dc
  • 8 led
  • Bateria 7.4V
  • Buzzer
  • Arduino uno
  • Acelerômetro
  • LDR
  • 2 comunicador rádio frequência

Realização da 2ª Etapa será no dia 08/05/2018.

Programação do Robô

Para programar os motores que controlam o robô, usaremos as portas digitais 10, 11, 12 e 13. Às portas 10 e 11 controlam a roda esquerda, e as 12 e 13 a roda direita. Exemplos:

        


Roda Esquerda

Para Frente

Para Trás

Roda Direita

Para Frente  

Para Trás

Segue abaixo outro comandos necessários para controlar as outra funções do robô:

Desligar Motores

Acionar Buzzer

Ligar Pisca Esquerda (Amarelo)

Ligar Pisca Direita (Amarelo)

Ligar LEDs de trás (Vermelho)

Ligar LEDs da frente (Azul)

Sensor Inclinação

Sensor Luminosidade