Etapa V – Balloon Defender

Regulamento da Competição

Balloon Defender é uma prova que envolve dois robôs em uma arena, sendo que o objetivo de cada robô é defender o seu balão e estourar o balão do oponente. Cada robô deverá estar munido de uma "arma", obrigatoriamente móvel e controlada pelos próprios alunos.

Haverão disputas individuais, ou seja, uma equipe contra outra, e também em grupos, com mais equipes competindo ao mesmo tempo. As disputas serão realizadas em uma arena. Vence a equipe que furar primeiro o balão do adversário em até 60s.

Confrontos

Cada equipe irá enfrentar todas as demais equipes, em sistema melhor de 3. Cada disputa entre equipes dará à equipe vencedora 3 pontos e no caso de empate as duas equipes recebem 1 ponto. Serão consideradas campeãs as 3 equipes com maior pontuação. Havendo empate entre estas será realizada uma nova rodada entre as mesmas, considerando a melhor em 3 confrontos.

Especificações da Arena

A Arena terá o formato de um retângulo de 2,5m por 1,6m, e também haverá proteções laterais nas bordas, impedindo que os robôs sejam arremessados para fora da Arena.

Especificações do Robô

O balão deve estar no centro do robô e a equipe não pode obstruir o acesso do oponente ao balão.

Todos os robôs irão passar por uma inspeção antes da competição. As equipes estão sujeitas a solicitação de alterações nos robôs caso não atendam as regras de construção.

O Robô deve possuir as mesmas dimensões mínimas e máximas da quarta etapa (mínimo 12cm x 15cm, máximo 15m x 20cm).

Em altura, juntamente com a arma, o máximo é de 43cm. A haste que segura o balão deve possuir uma altura máxima de 15cm. A ponteira da arma, com tamanho máximo de 3cm², poderá conter objetos pontiagudos de no máximo 4cm de comprimento.

É possível, até a linha 100, modificar o código entregue, definindo o ângulo com a arma recolhida (padrão 10º) e o ângulo com a arma atacando (padrão 170º), nas linhas 18 e 19. É necessário utilizar as funções pré-definidos nas linhas 28 a 31, sendo estas para controle da "arma", assim todas as equipes utilizarão o seguinte padrão: a partir do momento que a "arma" for acionada, ela ficará 1 segundo em ataque, e depois 3 segundos recuada.

Materiais disponibilizados para a confecção dos Robôs:

  • Arduino UNO; *
  • Ponte H; *
  • Bluetooth;
  • Conectores (Jumpers);
  • Servo-motor; *
  • 2 rodas; *
  • 2 motores DC; *
  • Cabo USB. *

* Materiais já entregues em etapas passadas.

        

Realização da 5ª Etapa será no dia 20/10/2018.

Tutoriais Etapa V

Download do código Exemplo