II Etapa -Balloon Defender

Na segunda etapa da Olimpíada de 2015, as equipes participarão de uma competição onde, assim como na primeira etapa, terão novamente que confeccionar os seus próprios robôs com os componentes eletrônicos disponibilizados pelo GEPID.

Materiais disponibilizados para a confecção dos Robôs:

  • Arduino UNO

    Ponte H

    Bluetooth Slave;

    Dois motores DC;

    Duas rodas;

    Servo-Motor;

    Conectores.

Regulamento da Competição

Balloon Defender é  uma prova que consiste em dois robôs em uma arena. O objetivo de cada robô é defender o seu balão e estourar o balão do oponente. Cada robô deverá estar munido de uma “arma”, obrigatoriamente móvel e controlada pelo operador do robo.

As 6 equipes participantes serão divididas em duas chaves, que serão definidas por sorteio. Após a divisão, as 3 equipes de cada chave irão se enfrentar, no formato todos contra todos, totalizando dois confrontos por equipe. Vence a equipe que furar primeiro o balão do adversário em 5 minutos, caso isso não ocorra é decretado empate. A pontuação será de 3 pontos para a vitória e 1 para o empate. As equipes perdedoras não somam pontos. Ao final de todos os confrontos será somada a pontuação, sendo que as duas melhores equipes de cada chave classificam-se para as semifinais. O critério desempate é o tempo*.

Especificações da Arena

  • A Arena possui 1,60m x 2m, com proteções laterais nas bordas, as quais impedem que os robôs sejam arremessados para fora da Arena.

Especificações do Robô

  • O balão deve ser colocado no centro do robô e a equipe não pode obstruir o acesso do oponente ao balão.
  • A arma pode ficar em posição de ataque no máximo por 5 segundos. Após  deve ser totalmente recolhida por, no mínimo, 5 segundos.
  • Todos os robôs irão passar por uma inspeção sete dias antes da competição. As equipes estão sujeitas a alterações nos robôs caso não atendam as regras de construção.
  • O robô deve possuir as mesmas dimensões mínimas e máximas da primeira etapa.
  • O final do suporte que segura o balão, deve estar entre 15 a 17 cm do chão, e  a “vareta de ataque” deve possuir entre 30 e 33 cm.

       

*Se as duas equipes tiveram uma derrota, vence a que resistiu maior tempo na disputa. Se o empate ocorreu com duas equipes que não perderam, a equipe que venceu sua disputa em menor tempo possui a vantagem.