Realização da Prova: Sábado, 28 de novembro.

Código 3ª Etapa: Seguidor de Trilha

DESAFIO:  O desafio consiste em um trajeto com retas, curvas e um túnel. Orientado por uma trilha que deverá ser seguida pelos robôs autonomamente, ou seja, sem o controle (interação) humana.

Imagem meramente ilustrativa

 

 

Todos os robôs saem com 100 pontos. Aquele que deixar de realizar alguma tarefa terá a sua pontuação inicial descontada de acordo com a tabela de penalizações abaixo.

 

 

penalidades

OBS: Tabela sujeita a mudanças, pela organização da prova.

 

 

Tarefa 1 Aciona Cancela: Nessa tarefa o robô deverá acionar uma cancela, tocando na mesma com um mecanismo que deverá estar acoplado a um servo-motor. Essa cancela ficará posicionada a 15 centímetro de distancia da linha de orientação.  Após o acionamento da cancela o robô deverá seguir o seu trajeto. Essa deverá ser realizada em duas oportunidades em locais distintos no trajeto.

 

Tarefa 2 Limpar Obstáculo: Durante o percurso o robô deverá detectar que a sua passagem está obstruída por um obstáculo (linha transversal preta a trilha). Nessa tarefa o objetivo será de limpar os obstruidores da trilha que se encontram a frente da linha transversal e seguir o seu caminho.

 

 

Tarefa 3 Túnel:  Ao ingressar no túnel o robô deverá continuar o trajeto seguindo a trilha, porém, deverá acender o seu Sistema de Luminosidade (LED’s) automaticamente, demonstrando que o robô percebeu que esta em um ambiente com menor luminosidade. Os LED’s deverão permanecer ligados enquanto o robô estiver dentro do túnel. Após sair do túnel o robô deverá desligar os LED’s ao detectar que a luminosidade voltou ao normal.

 

Tarefa 4 Trecho sem Trilha: No último trecho da Arena, antes da chegada, encontra-se  uma falha na linha de orientação. Para concluir essa tarefa o robô deverá reencontrar a linha e continuar o trajeto ate o ponto de chegada.

 

 

ESPECIFICAÇÕES DA PISTA:

 

LINHAS: As linhas de orientação da arena serão da cor preta e com largura de 19mm. Esta largura é a mesma encontrada em fitas isolantes comuns.

 

TÚNEL:  Comprimento: 50 cm

   Largura : 25 cm

   Altura : 20 cm

 

 

DIMENSÕES DA PISTA: 2 x 2,50 metros

 

ESPECIFICAÇÕES DO ROBÔ:

DIMENSÕES:

Largura Máxima: 25 cm

Altura Máxima : 20 cm

Comprimento Máximo: 30 cm

MECANISMO DE ACIONAMENTO DA CANCELA

Esse mecanismo de acionamento das cancelas deverá estar recolhido (dentro dos limites do chassi)  durante todo o trajeto, com exceção de quando for acionar as cancelas (TAREFA 1)  e quando for limpar o obstáculo na pista (TAREFA 2).

 
 

CONSTRUÇÃO:

Para confecção do robô as equipes, como nas edições anteriores, não poderão utilizar nenhum equipamento eletro-eletrônico diferente dos disponibilizados pelo grupo de pesquisa.

 

Materiais disponibilizados para a confecção dos Robôs

            • Arduino UNO com ponte H;

 

  • Dois motores DC;

 

 

  • Duas rodas;

 

 

  • Servo-Motor;

 

 

  • Conectores (Jumpers).

 

 

  • Sensor Seguidor de Trilha

 

 

  • HUB GND

 

 

 

 

As equipes, quando assim acharem necessário, receberão auxílios dos membros da organização da Prova, para confecção do carrinho. Essas ajudas irão auxiliá-los na resolução de problemas técnicos e não da prova propriamente dita.

 

 

COMPETIÇÃO

 

Cada equipe fará no mínimo três rounds oficiais para a contagem da pontuação, podendo aumentar de acordo o cronograma previamente divulgado. A pontuação mais alta de cada equipe será levada em consideração para a formação do ranking. As equipes poderão alterar o seu robô entre um round e outro.

 

 TREINOS

Haverá um tempo disponível para treinos antes da realização da prova. O tempo que cada equipe poderá utilizar a Arena de treino será determinado no evento

 

 

ROUNDS

 

As equipes poderão realizar 3 vezes a prova oficial. Os rounds de cada tentativa terão a duração de no máximo 3 minutos. Se uma equipe não concluir determinado round nesse tempo, terá esse round dado como incompleto. Será considerado apenas o round em que a equipe possuir a melhor pontuação, descartando os outros resultados.

 

A interação da equipe vai se limitar em:  Posicionar o robô no ponto de partida.  Ligar o robô no início de cada round.  Recolher o robô no final da prova.  Exceções: Em caso de mau funcionamento do robô, os estudantes poderão recolhê-lo e reposicioná-lo no início do trajeto. O cronometro não será reiniciado e se alguma pontuação já tiver descontada ela não será desfeita. Em caso de risco iminente de quebra do robô ou de possível dano a Arena, o juiz pode solicitar ao estudante que recolha seu robô, dando como finalizado aquele round, ou solicitando que o mesmo volte ao início da prova.

 

VENCEDORES

A equipe vencedora e o ranking das seguintes posições se darão seguindo os seguintes critérios:

1. Pontuação Máxima atingida em um Round oficial ;

2.Em caso de empate na pontuação Máxima, o menor tempo para completar o Trajeto;

3. Em caso de empate na Pontuação Máxima e no menor tempo para completar o trajeto, será realizado um novo round para desempata entre as equipes.